sexta-feira, 14 de março de 2008

Tá chegando a hora

Já disse para vocês que a sétima série é puxada? Isso explica o atraso da coluna de apresentação da F1 2008. Que eu pretendia postar na terça.

São quase cinco meses de saudade. Saudade daqueles carros belos e imponentes, os melhores do mundo, empurrados por motores V8. Tive a oportunidade de vê-los em Interlagos, no ano passado. A primeira de, se Deus quiser, muitas vezes.

Sem mais delongas, coloco abaixo um mini-guia da 59ª edição da Fórmula 1, cuja primeira corrida é no próximo domingo, em Melbourne (AUS).

Scuderia Ferrari Marlboro

Não é preciso frisar e comprovar que a Ferrari briga pelo título nesta temporada. Possui um ótimo carro, que parece ter corrigido alguns problemas do ano passado (como as quebras de câmbio), engenheiros qualificados (a saída de Jean Todt parece não ter abalado a equipe) e estrutura suficiente para conquistar o bi. Com Raikkonen ou Massa. Creio que será com o finlandês.

KIMI RAIKKONEN - O finlandês de Espoo atravessa a melhor fase de sua carreira, e ele mesmo já admite isso. A saída da McLaren rumo à Ferrari foi uma excelente escolha, comprovadamente. Enquanto em Woking era chamado de azarado, em Maranello levantou a taça. E Kimi não perdeu o fôlego. Tem disposição de sobra para levar o bi.

FELIPE MASSA - Massa é um piloto extremamente rápido, desde os tempos de Sauber. Mas Felipe ainda é um pouco afoito, e comete alguns erros quando tem de ultrapassar um piloto de ponta. 2008 é um ano importantíssimo para o brasileiro. Alguns ainda desconfiam de sua qualidade, e se Massa não provar a que está na Ferrari, as coisas podem piorar para o seu lado.

~> PILOTOS RESERVAS: Michael Schumacher, Luca Badoer e Marc Gené.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Stefano Domenicali.

BMW Sauber F1 Team

Embora tenho feito uma ótima campanha no ano passado, a BMW mostrou poucos resultados convincentes nos testes de pré-temporada. Ao que parece, o time alemão deverá descer um degrau em 2008, ocupando o pelotão intermediário junto com Williams, Renault e Red Bull. Porém, a eficiência dos alemães é mais que reconhecida, e o time pode evoluir ao longo da temporada. Principalmente se tirar aqueles penduricalhos horríveis do F1.08.

NICK HEIDFELD - Chegou a quase deixar a categoria, quando guiava um pouco empolgante carro da Jordan em 2004, e conseguiu dar a volta por cima. Para muitos, Heidfeld é considerado um piloto de ponta. O alemão ainda não alcançou sua primeira vitória na Fórmula 1, mas isso só acontecerá se a BMW lhe proporcionar um bom carro.

ROBERT KUBICA - Em menos de dois anos de F1, já surpreendeu, decepcionou, subiu ao pódio, morreu (para muitos jornalistas). Kubica estreou no certame ocupando o espaço de um campeão mundial, e cumpriu muito bem o seu papel. No ano seguinte, foi ofuscado pelo seu companheiro, mas sua qualidade deverá superar este desagraável momento.

~> PILOTOS RESERVAS: Christian Klien, Marko Asmer.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Mario Theissen.

ING Renault F1 Team

Ao contrário do que eu pensava no começo do ano, a Renault, muito provavelmente, não vai ter fôlego para brigar pelo título. Após o fracasso de 2007, qualquer vitória será lucro, mesmo com o espanhol Fernando Alonso, de volta à equipe. A outra vaga é de Nelson Piquet Jr, que chega ao circo "querendo aprender com Fernando". Os franceses passam por uma fase de transição. Em 2009, porém, a conversa muda.

FERNANDO ALONSO - Talvez a saída da McLaren, mesmo com um clima desumano, tenha sido desfavorável. Alonso terá que trabalhar para fazer da Renault campeã novamente, o que vai demorar mais de uma temporada. Mas, se conseguir, entrará para o hall dos grandes pilotos da história da Fórmula 1. Qualidade, isso nós sabemos: ele tem - considero Fernando o melhor piloto da F1 atual.

NELSON PIQUET JR - E ele chegou. Piquet, ou Nelsinho, é um bom piloto que apenas quer aprender com um bicampeão, para, quem sabe em 2009, começar a pensar em título. O brasileiro, de personalidade mais fria que a do pai, terá de saber lidar com a pressão. A mídia tupiniquim deverá cobrá-lo, mas se ele atiçar os nervos de Alonso, pode ser fatal.

~> PILOTOS RESERVAS: Lucas di Grassi, Romain Grosjean, Sakon Yamamoto.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Flavio Briatore.

AT&T WilliamsF1 Team

É a minha equipe favorita na Fórmula 1. Porque a Williams tem história, tem tradição, tem experiência, tem membros inteligentes, e, o melhor, tem chances de crescer em 2008. É possível que a equipe de Frank possa até alcançar um terceiro lugar na classificação dos construtores. Mas isso, se acontecer, tenham certeza: será conquistado após noites de trabalho na fábrica da equipe.

NICO ROSBERG - Após uma temporada de mais baixos do que alto em 2006, o ano de sua estréia, Rosberg surpreendeu o mundo no ano passado. Com talento, ousadia e dedicação, o filho do campeão Keke Rosberg sonha alto e quer estar em um time de ponta até 2010. Seja ela a Williams ou a Super Aguri.

KAZUKI NAKAJIMA - A nacionalidade desconfia. E o sobrenome comprova. Na teoria, Nakajima não seria dos mais habilidosos entre o banco e o volante. Mas Kazuki, depois de boas campanhas nas categorias de base, fez uma boa corrida em São Paulo, no ano passado, e quer se tornar o melhor japonês da história da categoria. Torcida não vai faltar. Qualidade, incrivelmente, também não.

~> PILOTOS RESERVAS: Nico Hulkenberg, Narain Karthikeyan.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Frank Williams / Patrick Head.

Red Bull Racing

Já foi a estréia, a adaptação e a hora H já começou. Os carros de Dietritch Mateschitz, desenhados pelo badalado Adrian Newey, já estão sendo cobrados por bons resultados. E eles devem começar a aparecer agora. Aposto que a Red Bull será uma das boas surpresas de 2008, e se a dupla de pilotos da escuderia não fosse a menos empolgante do grid, as expectativas seriam maiores.

DAVID COULTHARD - Um dos mais rodados e contestados do circo, Coulthard alterna gratas atuações com erros grotescos. Seu tempo na F1 está se encurtando, e o escocês já fez planos até de competir na Nascar.

MARK WEBBER - Eu simpatizava com Webber até sua ida para a Williams. Pelo menos na minha cabeça, a personalidade forte tornou-se arrogância, a velocidade passou a aparecer apenas nos treinos e, o principal: a promessa virou decepção.

~> PILOTOS RESERVAS: Sébastien Buemi.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Christian Horner.

Panasonic Toyota Racing

Já virou clichê. Todo ano a Toyota vem com um discurso que vai lutar por vitórias, e juram que "desta vez acertamos a mão". Por enquanto, em todas as oportunidades, as promessas não vingaram (apenas em 2005 os japoneses aprsentaram uma campanha mais consistente). Isso com o maior orçamento da categoria. 2008? É esperar pra ver.

JARNO TRULLI - Ainda novato, Trulli era uma grata promessa, e sua carreira tomava rumos interessantes. Até ele fazer a maior besteira de sua carreira ao brigar com Flavio Briatore e acertar com a Toyota. Por enquanto, na escuderia japonesa, teve restritas oportunidades de provar o seu talento.

TIMO GLOCK - Glock estava meio esquecido pelos dirigentes do campeonato de Bernie Ecclestone. Até o título da GP2 Series. É certo que o alemão cometeu erros bizonhos, mas ser campeão da principal categoria de acesso à Fórmula 1 não é pouca coisa.

~> PILOTOS RESERVAS: Kamui Kobayashi.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Tadashi Yamashina.

Scuderia Toro Rosso

E quem diria. Jamais a Minardi teve tão boas expectativas para uma temporada. O carro da equipe B da Red Bull, que por enquanto é o mesmo do ano passado, não é nenhuma máquina revolucionária, mas a excelente dupla de pilotos aliado ao estilo pés-no-chão da equipe faz com que vários jornalistas apontem a Toro Rosso como surpresa da temporada.

SÉBASTIEN BOURDAIS - Vice-campeçao da F-3000, Bourdais chegou nos Estados Unidos meio desanimado após levar um pé na bunda da Fórmula 1. Bastou quatro imponentes títulos em cinco anos de ChampCar para o pessoal do velho continente lembrar do francês. Merecidamente.

SEBASTIAN VETTEL - Uma das grandes promessas da categoria. Foi o mais jovem corredor a pontuar em uma prova (com a BMW) e a liderar uma prova (com a própria Toro Rosso, debaixo de um temporal) na história da categoria. Os alemães olham com muito carinho para Vettel, vendo nele o novo Schumacher. A McLaren, tendo a mesma concepção, quase o levou para Woking.

~> PILOTOS RESERVAS: não tem.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Franz Tost.

Honda Racing F1 Team

A vexatória campanha dos japoneses em 2007 foi um dos grandes fiascos da história da categoria. Após somar desgraçados seis pontos no ano inteiro, a Honda não deverá progredir muito. Uma colocação perto do pelotão intermediário ficaria de ótimo tamanho. Mas é preciso muito trabalho para alcançar esta meta.

JENSON BUTTON - Como em todo o lugar, o tempo passa. E, aos poucos, o talento de Jenson Button vai sendo desperdiçado. A próxima temporada, com certeza, não proporcionará aquilo que os sonhos do inglês queria. E Button possui quase 30 anos, tendo que recuperar a boa imagem que tinha. A missão não é das mais fáceis.

RUBENS BARRICHELLO - Um piloto muito talentoso, que fez escolhas erradas nas horas erradas. A chance de se redimir dos tempos indignos da Ferrari seria na Honda. Mas o script planejado por Rubinho não aconteceu. E o brasileiro caminha rumo à aposentadoria melancolicamente.

~> PILOTOS RESERVAS: Alexander Wurz, Mike Conway e Luca Filippi.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Ross Brawn.

Super Aguri F1

Por pouco não ficou de fora do grid em Melbourne. A Super Aguri, que praticamente não testou na pré-temporada, vai usar o carro da Honda do ano passado e será dirigida pelo Magma Group. A dupla de pilotos, formada por um agressivo Takuma Sato e um Anthony Davidson meio sem sal, continua a mesma do ano passado. No mais, são essas as poucas informações do time de Aguri Suzuki.

TAKUMA SATO - Tenho saudades dos tempos de Takuma, dos bons tempos de Takuma. Em que a BAR entregava nas suas mãos um carro promissor e o japonês peitava até Michael Schumacher. Por várias vezes, a vontade era tamanha que o motor, o câmbio ou qualquer coisa não agüentava. Mas eu me divertia com este célebre japonês, que atualmente anda muito discreto, escondido nas últimas filas do grid.

ANTHONY DAVIDSON - Com base nos ótimos treinos que Davidson fazia na BAR, bastante gente acreditava que ele era um talento não reconhecido. Até hoje, não sei se esta gente está certa ou errada. Porque avaliar pela Super Aguri fica difícil.

~> PILOTOS RESERVAS: James Rossiter.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Aguri Suzuki.

Force India Formula One Team

Que virou Jordan, que virou Midland, que virou Spyker que virou Force India. A FI, investimento do indiano Vijay Mallya, parece possuir um bom planejamento. Contratou um piloto experiente e manteve uma jovem promessa. Continuou com os trabalhos de Mike Gascoyne. E o que é melhor: quer resgatar a paixão por corridas dos tempos de Jordan.

ADRIAN SUTIL - Até merecia uma oportunidade em uma equipe um pouco superior, pelo que mostrou no tenebroso carro da Spyker em 2007. Sutil chegou discretamente ao circo e já chamou a atenção de alguns chefões com suas atuações. Precisa ser um pouco mais contido se quiser ter vida longa na categoria.

GIANCARLO FISICHELLA - Da Renault para a Force India. Certamente Fisico saiu perdendo nessa. Pelo menos o italiano terá um trabalho interessante pela frente: ajudar uma equipe novata a crescer no certame, sem pressão por grandes resultados.

~> PILOTOS RESERVAS: Vitantonio Liuzzi.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Colin Kolles.

Vodafone McLaren Mercedes

Brigas internas, espionagem, multas milionárias... Enfim, tudo de negativo que podia acontecer com a McLaren aconteceu. E Ron Dennis não gosta deste tipo de situação. Deve ter dado uma sacudida na casa, e assinou com Heikki Kovalainen - o piloto ideal para acomapanhar Hamilton atualmente: novato, talentoso e pouco polêmico. A expectativa, claro, é de duelar com a Ferrari pela taça.

LEWIS HAMILTON - A revista inglesa Autosport, em uma matéria, o classificou como mais rápido, mais duro e mais forte. E parece ser isso mesmo, o que ocorrerá com Lewis. Após a conturbada temporada de 2007, Hamilton deve ter amadurecido muito. E não tenham dúvidas que com seu talento nato e com um bom carro em mãos, o inglês certamenete vai brigar pelo título.

HEIKKI KOVALAINEN - Se não fosse Alonso, Kovalainen não estaria no cockpit prateado. Mas sua presença na McLaren não é injustificável. Heikki possui qualidade, e não deixou de ser uma promessa. Se for bem lapidado e se adaptar bem ao método Ron Dennis de trabalhar, vai dar trabalho no futuro.

~> PILOTOS RESERVAS: Pedro de la Rosa, Garry Paffett.
~> DIRETOR ESPORTIVO: Ron Dennis.

APOSTAS DO BLOGUEIRO

CAMPEÃO: Lewis Hamilton
VICE: Kimi Raikkonen
TERCEIRO: Felipe Massa
ESTREANTE: Nelson Piquet Jr
SURPRESA: Williams
DECEPÇÃO: BMW

Pit Stop

* Estou com sono, por isso serei breve.

* No último final de semana, foi dada a largada para a MotoGP, que correu no céu estrelado de Losail, Qatar. A vitória de Casey Stoner não foi tão fácil assim, e além dos tradicionais Dani Pedrosa e Valentino Rossi, vale destacar a atuação dos novatos Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso e James Toseland.

* Mais perto, iniciou-se também o TC 2000, um dos mais importantes campeonatos automobilísticos da América Latina. Guillermo Ortelli venceu a prova de Paraná (e quebrou o jejum da Renault de 11 anos sem vitórias no certame argentino). Fecharam o pódio Marcelo Bugliotti e Ricardo Risatti.

* Nesses dias teve Copa Paraná de Arrancada aqui em Londrina. Mas eu não fui, estava viajando.

* Foi inaugurado um novo site sobre automobilismo, Tazio. Recomendo a visita.

Meu banqueiro gosta de Fusca

Retiro da prateleira a revista Fusca & Cia. Junto com outros produtos, levo ao caixa.

- Ah, você também gosta de Fusca?

- É, até que eu gosto.

- Esse pretinho aqui, hen? Lindo!

- E DKW?

- DKW...

YouTube da semana

Já que estamos no clima da F1, um vídeo - bem legal, aliás - sobre a mesma. Dica do Speeder_76.

2 comentários:

Creco disse...

Sétima série puxada?
Quando entrei na faculdade, falei pra mim mesmo: "Na escola eu era feliz e não sabia". Hahahaha.
Parabéns pelo blog. Continue mandando bem.

Abraço.

André Casaroli disse...

pior que só de ouvir "tenho dez provas no sábado", de uma amiga do colegial, quase morro! =)

abraçoo