segunda-feira, 17 de março de 2008

Vai um chá?

No conturbado GP da Áustrália, que abriu a temporada 2008 da Fórmula 1, a McLaren obteve um belo resultado. Hamilton, soberano, praticamente não foi incomodado durante toda a corrida. E Kovalainen poderia formar a dobradinha, não fosse o Safety Car. Mas, no geral, o esquadrão de Ron Dennis deixou no chinelo os cavalos de Maranello.

Outro fator a se destacar: repararam que com a saída de Fernando Alonso a McLaren não ocupa tanto espaço na mídia? A equipe de Woking parece ter adotado uma postura mais discreta - mais trabalho, menos conversa mole. Como um típico britânico. E isso, claro, favorece Hamilton, tão bajulado pelos jornalistas na última temporada.

Mas a etapa oceânica do Mundial não se resumiu a esse fator, pelo contrário. Vamos aos pitacos:

- O final de semana ferrarista foi daqueles em que o torcedor italiano dificilmente vai guardar boas lembranças. Massa foi afobado, e começou a jogar a corrida no lixo logo na largada. Raikkonen largou em 16º, chegou a flertar com o pódio, e até foi solidário com os administradores do parque, aparando a grama do circuito em alguns momentos. Só marcou pontos devido à desclassificação de Barrichello.

- Mas a culpa não é só dos pilotos. A equipe cometeu erros desde os treinos.

- Mais a frente, a Williams confirmou as expectativas da pré-temporada ao conquistar um pódio, com Nico Rosberg. E diga-se de passagem: o alemão fez uma bela corrida.

- Falando em alemão, a BMW teve uma excelente participação. Heidfeld foi segundo, enquanto Kubica (quem mais pressionou Lewis Hamilton durante a prova) teve azar ao ser atingido por um desgovernado Kazuki Nakajima.

- Na Toyota, o balanço também foi positivo, embora seus dois pilotos não tenham completado a prova. Pior para Timo Glock, vítima das ondulações do Albert Park.

- Tive dó de Rubens Barrichello. Nosso eterno tupiniquim fez uma prova impecável, dentro das limitações do Honda RA08. Juro que se ele terminasse a corrida entre os três primeiros, sairia na avenida aqui perto de casa para comemorar. Infelizmente, em erro da equipe e do piloto, Rubens foi desclassificado. Força, Rubinho!

- Já na Renault, Alonso voltou a ser aquele combativo e incansável Alonso. O 4º lugar foi um belíssimo resultado.

- Porém, para Piquet, o sol não raiou. Na sexta, erros e mais erros. No sábado, a estratégia da equipe não ajudou. E no domingo, uma corrida estranhíssima. Nelsinho ganhou dez posições na largada, mas marcava, volta a volta, tempos altíssimos. Até abandonar.

- Confesso que esperava mais da Red Bull. Coulthard culpou até os retrovisores.

- Vettel, não muito experiente, ficou no caminho após poucas voltas. Mas o outro Sebastião da Toro Rosso, o Bourdais, teve uma destacada atuação. A 4ª seria merecida pelo que o francês fez na corrida. Pena que o propulsor (Ferrari) o deixou na mão.

- Lá no fundão, a Super Aguri é grande favorita à detentora oficial das duas últimas vagas do grid. Na Force India, os resultados também não foram tão animadores. Ambos os pilotos tiveram pouco envolvimento na prova.

- No geral, uma corrida tumultuada, movimentada e emocionante. As diversas mudanças no regulamento da categoria, como o banimento ao controle de tração, foram positivas. Fez-me segurar o mijo até o final!

- Tomara que se repita na Malásia.

TROFÉU ESCAPAMENTO DE OURO: Sebastién Bourdais.
TROFÉU PNEU FURADO: Giancarlo Fisichella.

A1GP - Certame entra na reta final

Faltam apenas duas etapas para o término da temporada 2007/8 (Xangai e Brands Hatch), e a Suíça, com 128 pontos possui 15 de vantagem sobre a Nova Zelândia. A França, logo atás, tem 108. O campeonato está nas mãos. É só saber administrar.

12 horas de Sebring - Deu Porsche!

Não acompanhei a corrida por falta de tempo, mas deixo aqui minhas congratulações aos vencedores : Bernhard / Dumas / Collard / Leitzinger ao volante de um Porsche RS Spyder.

Aventuras no Autódromo - Metropolitano de Velocidade

Neste último final de semana, foi aberto o campeonato de 2008 do Metropolitano de Velocidade, em Londrina, com duas categorias: Marcas / Speed Fusca e Motovelocidade. Depois do kart, dei uma passada no Autódromo Ayrton Senna para conferir. Claro, não precisa nem dizer que o público mal compareceu. Mas até que o campeonato é legal, os grids foram razoavelmente bons (14 nas motos e 25 nos carros).

O destaque fica para as duas rodas. Dois pilotos de peso foram convidados para participar da primeira etapa do certame: Lucas Barros, filho de Alex, e Eric Granado, a grande promessa do motociclismo brasileiro para os próximos anos. Eric possui 12 anos e já acelera a mais de 200 km/h em sua moto. Além disso, ele participou de alguns campeonatos internacionais, ganhando inclusive ganhando o Metrakit World Festival 2007, em Valencia. Lucas Barros também merece atenção, já que competirá em campeonatos espanhois a partir de 2008.

E para não deixar em branco. Os vencedores.

MARCAS - Márcio Imagawa / Márcio Imagawa.
SPEED FUSCA - Maicon Tomiate e Enrico Bucci / Eduardo Antico.
MOTOVELOCIDADE - Eric Granado / Eric Granado.

Um comentário:

Felipe Maciel disse...

Foi bom ver a Williams de volta ao pódio. Esse tem tudo pra ser um grande ano do Nico...