quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O mundo é uma roda

Adentramos ao mês de setembro. Chegou a hora de definição. Com raríssimas exceções (como a Fórmula São Paulo, onde o carioca Henrique Lambert já é campeão por antecipação), o esporte a motor aguarda ansiosamente o desfecho de diversos campeonatos pelo mundo - que, de fato, vêm protagonizando boas corridas em geral.

Fórmula 1: Entre gregos e troianos

Eu e meio paddock apostaram que a corrida nas agradáveis ruas de Valencia, Espanha, válida pelo GP da Europa, renderia bons desafios aos pilotos. Que nada. Em vitória incontestável de Felipe Massa, de ponta a ponta, a prova tornou-se a mais chata da temporada.

Lewis Hamilton, o ponteiro do campeonato tem uma vantagem considerável (70 a 64) sobre o brasileiro, o vice-líder. Eu, se fosse pra pôr meu dinheiro em jogo, arriscaria que o troféu fica com Felipe. Mas as constantes trapalhadas da Scuderia Ferrari podem tirar o título deste piloto que passa pela melhor fase de sua carreira.

Aproveitando a deixa, arrisco meus palpites para o GP da Bélgica, neste final de semana: Hamilton, Raikkonen e Massa. Se chover, esquece tudo e chama um pai-de-santo.

IndyCar Series: Scott I, o Imperador da América


A Fórmula Indy terá, neste final de semana, sua última etapa na temporada 2008 - que se encerra muito prematuramente, é fato. Embora Helio Castroneves tenha chances matemáticas de levar o campeonato, é provável que o neozelandês Scott Dixon se sagre bicampeão da categoria no speedway de Chicago.

Dixon foi dominante em toda a temporada, e soube aproveitar sua experiência para triunfar nos ovais (calcanhar de Aquiles das equipes oriundas da ChampCar): foram seis vitórias no ano, sendo cinco delas em ovais.

Enquanto os resultados na pista são previsíveis, fora delas, nos bastidores, ninguém é de ninguém. Para 2009, a Chip Ganassi terá a melhor combinação do grid, com Dixon e Dario Franchitti - este último, vindo de uma experiência mal-sucedida na Nascar. Dan Wheldon, dispensado do time, foi confirmado como piloto de Panther. Ele certamente merece mais que isso, embora muitos não concordem comigo.

Nascar Sprint Cup: E os playoffs vêm aí!

Após a corrida de Fontana, que teve como vencedor o piloto da Chevrolet Jimmie Johnson, as atenções da categoria norte-americana se voltam para a etapa de Richmond, no próximo domingo. Cinco pilotos já carimbaram suas participações nos playoffs (Kyle Busch, Carl Edwards, Jimmie Johnson, Dale Earnhardt Jr e Jeff Burton), restando ainda sete vagas.

MotoGP: A volta de Rolling Stoner?

Atual campeão da MotoGP, o australiano Casey Stoner caiu de sua Ducati novamente, desta vez, em Misano, no GP de San Marino. Foram três quedas nas últimas três corridas, que praticamente mataram suas chances de título e fizeram relembrar o ‘bom e velho’ Casey Stoner. Melhor para Valentino Rossi, que vem realizando uma temporada impecável e lidera com quase 100 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

GP2: Pantano quase lá


Restando apenas duas rodadas duplas para o término do certame, o italiano Giorgio Pantano abdica de uma vantagem sobre o segundo colocado, Bruno Senna, de 20 pontos. Ainda que, em Spa, próxima etapa, as chances de chuva são grandes (e isso favorece o Bruno), Pantano deve levar o troféu. Não é o piloto mais talentoso do grid, mas soube usar experiência e equipamento para chegar ao topo.

Mais talentoso do grid é o di Grassi, isso sim. O que ele fez nesta temporada foi fabuloso.

Fórmula 3: Em gestação


Abaixo, os líderes dos diversos campeonatos de Fórmula 3 espalhados pelo mundo.

Euro: Nico Hulkenberg (ALE).
Inglesa: Oliver Turvey (ING).
Japonesa: Carlo van Dam (HOL).
Espanhola: Nelson Panciatici (FRA).
Alemã: Frederic Vervisch (BEL).
Asiática: Frederic Vervisch (BEL, campeão).
Sul-Americana: Pedro Enrique (BRA).

SuperLeague Formula: Gol de placa


Meio às escondidas, iniciou-se no último fim de semana o campeonato da Superleague Formula, para surpresa de muita gente. O Beijing Guoan, quem diria, sagrou-se o campeão da etapa de Donington Park! Etapa que, aliás, contou com muitos abandonos - coisa de categoria nova. Mesmo que organizada às pressas, a SF deve se arrumar com o tempo. Torcemos para que ela cresça.

Copa Nextel Stock Car: Das trevas para a luz

A sentença que ilustra o título acima foi dita, de maneira exótica, por Valdeno Brito, piloto da Medley A. Mattheis, que pelo visto se exaltou demais após vencer a Corrida do 1 Milhão de Dólares (premiação recorde na história do automobilismo brasileiro), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, domingo passado. A vitória da movimentada prova praticamente caiu no colo deste simpático paraibano quando viu Cacá Bueno, da Eurofarma RC, passar por problemas no câmbio do seu Mitsubishi Lancer.

Completaram o pódio Luciano Burti (Sky Action Power) e Marcos Gomes (também de Medley A. Mattheis). Gomes lidera o campeonato, com 126 pontos, seguido de Ricardo Mauricio (113). Thiago Camilo (85), Cacá Bueno (76) e Valdeno Brito (61).

Curiosidade: Valdeno Brito, assim como este que vos escreve, mora em Londrina. Vejo-o freqüentemente no Kartódromo.

Pode-se dizer que tenho um ‘amigo’ milionário.

Pitacos

* Se você ainda continua lendo esta coluna, agradeço.

* Phil Hill nos deixou no último dia 28. Único piloto campeão mundial nascido nos Estados Unidos, o ex-ferrarista faleceu vitimado pelo mal de Parkinson.

* Li na semana passada que a Texaco, tradicional e renomada petrolífera norte-americana, fechará suas atividades no automobilismo. A marca tornou-se bastante influente nos campeonatos da Nascar e da Indy, e inexplicavelmente, vai ignorar um envolvimento com o esporte desde 1913.

* Aconteceu aqui em Londrina, sábado e domingo passado, a primeira etapa da Copa Bancouros de Kart 2008, que contou com as categorias 13hp Rental, 13hp LG, Speed 135 A, Speed 135 B, Força Livre e Kart Cross. O evento foi bem bacana, e as corridas, melhores ainda. A próxima etapa do amigável certame será realizada nos dias 10 e 11 de outubro.

Nenhum comentário: