Já tinha tido a oportunidade de assistir à Stock, mas confesso que 2008 foi o ano mais bem sucedido. Consegui duas credenciais (com direito a visitação aos boxes e camarote), uma minha e a outra para o meu tio.
A programação, estabelecida pela Rede Globo, era uma das piores possíveis. Não vi os treinos, disputados em dia de semana e no período da manhã, e tive que perder uma prova do meu colégio para acompanhar a corrida, no último sábado, às 10h15 locais. Mesmo com este fator negativo, o público (cerca de 22 mil pessoas) compareceu em peso ao autódromo Ayrton Senna, em Londrina.
Cheguei, sem maiores problemas, em pleno horário de circulação no paddock, faltando pouco menos de meia hora para a abertura dos boxes. Creio que aproveitei ao máximo minha credencial. Brindes, autógrafos e fotos de um ambiente fantástico. Se um dos objetivos da organização é tratar bem seu espectador, acertaram em cheio. Das minhas aquisições, destacam-se um boné da RC Eurofarma, um Red Bulletin, um guia da Copa Nextel, adesivos da Texaco, um kit de montar um carrinho de papel da Goodyear, banners de Átila Abreu e Daniel Serra e autógrafos de Guto Negrão, Lico Kaesemodel, Átila Abreu e Giuliano Losacco.
Evidentemente, a equipe mais badalada era a de Rosinei Campos, onde todos queriam ver Cacá Bueno (este por sua vez, que conduziu um carro promocional da categoria por algumas ruas da cidade na quarta-feira). Antes de subir para os camarotes, ainda consegui fazer com que o locutor da categoria, uma figuraça, mandasse um abraço para ‘o pessoal do kart de Londrina’.
Meu camarote era o da Nutribless, fornecedora alimentícia das equipes. Por conta disso, nada a reclamar com relação aos comes e bebes, maravilhosos. É fato que a localização não é das melhores - só se pode ver as duas retas do circuito. Por conta disso, a TV foi bastante útil.
Nada que possa atrapalhar uma manhã de sábado inesquecível. A badalação do paddock, o conforto do camarote e a emoção de ver aqueles carros magníficos, donos de um motor ensurdecedor, cruzando a reta oposta, já fazem de qualquer dia um grande dia.
A prova
A corrida da V8 não foi das mais emocionantes em Londrina, algo que não é surpresa para ninguém - o estreito, porém técnico circuito, não oferece pontos de ultrapassagem. Thiago Camilo venceu de ponta a ponta, tendo um renovado Giuliano Losacco em segundo, completando a dobradinha da Texaco. Allam Khodair faturou a terceira posição, após resistir aos ataques de Ricardo Mauricio, Ingo Hoffmann, Marcos Gomes e Popó Bueno.
Playoffs
O resultado está sob júdice (leia mais aqui), mas, por enquanto, os dez classificados para a fase final da categoria são: Marcos Gomes, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Valdeno Brito, Allam Khodair, Átila Abreu, Giuliano Losacco, Alceu Feldmann e Luciano Burti.
Stock Jr
Depois dos embates da V8, o público ainda pôde presenciar a corrida da Stock Jr. Vi a largada na arquibancada do oval, mas acompanhei o restante da prova no kartódromo. Paulo Salustiano não teve dificuldades para vencer a prova, que contou com apenas doze carros no grid. O destaque negativo fica por conta da segurança. Fiquei sentado na mureta que antecede a barreira de pneus para ver os carros mais de perto e não sofri nenhuma advertência que não seja do meu tio.