terça-feira, 17 de junho de 2008

Le Mans

A edição de 2008 das 24 Horas de Le Mans teve como vencedor, surpreendentemente, um carro da Audi. Pelo segundo ano consecutivo, os leões da Peugeot investiram pesado para faturar a prova. Pilotos de currículo respeitado formavam a trinca gaulesa, além, é claro, do fantástico modelo 908 Hdi Flap Diesel.

Só que a Audi, no ápice de sua experiência, não arriscou - optando pelos pneus com ranhuras, enquanto a Peugeot apostou nos slick. Resultado? Nicolas Minassian rodou na chicane Dunlop e perdeu valioso tempo na busca pelo líder Tom Kristensen, companheiro de Rinaldo Capello e Allan McNish, que acabaram levando a batalha.

Mas o que eu quero contar neste dia, caro leitor, é sobre uma história interessante.

Meu tio, um cara apaixonado por automóvel, morou por alguns meses em Paris no ano de 2007. Como distância não era problema, ele aproveitou uma brecha para ‘dar um pulinho’ em Le Mans para conferir as 24 Horas. Seu objetivo era ficar na arquibancada e acompanhar parte da corrida. Mas o destino lhe reservava uma agradável surpresa.

O dono do imóvel alugado pela família do meu tio era o vice-presidente do Automobile Club D’Oest, organizador da corrida. Como gentileza, o nobre senhor o guiou, levando meu tio para todo canto do autódromo de Le Mans. Como a arquibancada dos boxes, a torre de cronometragem, a sala de imprensa, a sala de controle, o S da descida da chicane Dunlop até a curva da Mulsane...

Meu tio ainda destaca muita coisa: os restaurantes, lanchonetes, lojas de modelos, stands com carros de corrida, enfim, o ambiente do paddock. Mas, claro, a melhor parte foi a corrida. Nosso correspondente relata que a largada foi demais, com vários carros escapando para fora da pista.

E quanto aos carros? “Os Peugeot são silenciosos, parecem carrinhos de autorama. Mas tem um torque espetacular. Nos S, parece que estão sobre trilhos”, conta. Mas também rolou muita barulheira. “Os tratores americanos (Saleen, Corvete) só fazem barulho. Os Peugeot, silenciosos, piscavam o farol, tiravam de lado e até logo!”.

Meu tio acabou voltando ao autódromo em duas outras ocasiões, mas a experiência das 24 Horas, ele garante, é inesquecível. “Gostei pelo clima ímpar, pela dificuldade da corrida, que cria esse clima, além do glamour característico e único de Mans”.

Um dia chega a minha vez.

Pitacos

Depois de quase um mês sem atualizar a coluna, seria de bons tratos com o leitor revisar o que de melhor aconteceu no automobilismo durante este tempo.

* Não foi porque a vitória saiu de uma corrida atípica que Robert Kubica não almejava o topo do pódio da F-1. Há tempos o polonês merecia este triunfo, e mais vitórias deverão ser uma constante na carreira de Robert - principalmente a partir de 2009, quando Kubica estará mais preparado para brigar pelo campeonato.

* Para o GP da França, que acontece no próximo fim de semana, aposto minhas fichas em uma vitória ferrarista. Raikkonen tem mais tradição na pista de Magny-Cours, vencendo por lá no ano passado. Mas isso não influencia muito, já que Felipe Massa vem embalado de bons resultados.

* Uma notícia muito me chamou a atenção nas últimas semanas. Marko Asmer foi confirmado como piloto da FMS na GP2 Series, substituindo o talentoso Adam Carroll. Asmer fora campeão inglês de F-3 no ano passado, e já prestava serviços para a BMW, sendo o terceiro piloto da equipe bávara na F-1. Olho no estoniano.

* Também pela GP2, o pouco convincente Christian Bakkerud perde sua vaga na Super Nova para o espanhol Andy Soucek - que já conhece muito bem a categoria.

* Enquanto a Ferrari vai preparando os últimos detalhes do novo carro da A1GP, a organização da categoria confirmou o calendário oficial para a temporada 2008/9. Entre as mudanças, destaca-se a entrada de Mugello (Itália) e Algarve (Portugal), além de circuitos de rua na Indonésia e África do Sul. Algumas etapas ainda não foram anunciadas.

* Agora por bandas tupiniquins. A Pick-up Racing realizou a segunda etapa de seu campeonato no circuito de Santa Luzia, Belo Horizonte. Uma atitude interessante, já que o autódromo mineiro, embora pequeno, tem um traçado legalzinho.

* Dizem por aí que no último fim de semana de julho haverá aqui em Londrina uma corrida de kart em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Mais detalhes em breve.

* Se a tal da corrida for confirmada, eu prometo: trago um troféu pra casa.

* Antes que a chefia brigue, um vídeo hilário que traduz em nove minutos a tão tradicional Nascar. Confira aqui.

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