quinta-feira, 10 de julho de 2008

A um passo do paraíso

Pude acompanhar às ótimas provas da GP2 Series neste final de semana, em Silverstone. A emoção das duas corridas - especialmente a de sábado - me empolgou tanto que resolvi falar um pouco de alguns pilotos deste certame que podem chegar (e bem) na F-1. Olho neles!

Giorgio Pantano - Italiano de 29 anos, Giorgio Pantano é sério candidato ao título da GP2 e vêm chamando a atenção de algumas equipes da F-1. Como Timo Glock, atual piloto da Toyoya, o competidor da Racing Engineering usa a experiência a seu favor. E com ela, sonha em voltar (já competiu pela Jordan, em 2004) ao tão sonhado campeonato de Bernie Ecclestone.

Bruno Senna - O sobrenome o ajudou a chegar até onde chegou, mas Bruno possui um talento nato. Ainda inexperiente, o sobrinho de Ayrton Senna sofre pela curta carreira no kart e se desdobra para recuperar o tempo perdido. É veloz, além de se garantir em pista molhada. Contudo, precisa ser mais constante, o que irá adquirir com o tempo. Boatos apontam BMW, Toro Rosso e Honda como prováveis destinos de Bruno.

Sebastien Buemi - Buemi é ainda muito jovem, mas já começa a desencantar. As atuações do suíço ao longo da temporada estão cada vez mais regulares. Como recompensa? A 3ª colocação no campeonato. Por ser apoiado pela Red Bull, é sabido que o piloto tem ligação com a equipe dos energéticos na F-1.

Lucas di Grassi - É um piloto técnico e frio. Costuma não se arriscar, sempre tendo em vista o campeonato no geral. O brasileiro, mesmo com o mérito de ter conquistado o vice-campeonato da GP2 em 2007, voltou à categoria neste ano (com seis etapas de atraso aos demais), e colhe excelentes resultados, despertando ainda mais a atenção da Renault.

Romain Grosjean - O francês aterrissou na categoria com toda a pompa de ser campeão da F-3 Euro e da GP2 Asia. Ainda é muito jovem, e a Renault (dona do seu passe) tem de ter muito cuidado para não queimá-lo, não só pela sua inexperiência, mas também por ser a grande esperança dos bávaros no automobilismo. Tem talento.

Álvaro Parente - Atual campeão da World Series (torneio que revelou nomes do naipe de Robert Kubica e Sebastian Vettel), Parente é a principal esperança portuguesa no esporte a motor. Venceu a etapa inicial, em Barcelona, o que lhe deu algum crédito. É um bom piloto. Só precisa ser mais focado para não cometer erros bobos.

Karun Chandhok - Assim como Buemi, o indiano também é um piloto patrocinado pela Red Bull, crédito que já começa a lhe abrir portas na F-1. Mas naturalmente a Force India é uma outra opção. Chandhok é um piloto bastante veloz, o que ficou evidente na prova de sábado em Silverstone, quando alcançou um respeitoso pódio.

Outras promessas: Pastor Maldonado, Mike Conway, Kamui Kobayashi, Luca Filippi, Adrian Vallés, Jerome D’Ambrosio, Javier Villa, Marko Asmer, Diego Nunes.

Rubens I, o Rei de Silverstone

Meu destaque do GP da Inglaterra fica para Rubens Barrichello. O brasileiro teve o mérito de escolher os pneus de chuva na hora certa, e aí foi só acelerar - coisa que ele sabe fazer muito bem com a água desabando. Barrichello alcançou um pódio histórico, um dos mais importantes de sua carreira.

Alvo de chacotas no Brasil, Rubens é muitíssimo elogiado lá fora. É fato que Barrichello tomou várias atitudes erradas em sua carreira (especialmente no extra-pista), mas isso não o torna pior. Dos brasileiros da F-1 atual, é o mais talentoso.

Obrigado

Só tenho a agradecer ao jornalista Victor Lopes e à Sercomtel, empresa de telefonia da região, pela reportagem feita com este mirim que vos escreve.

Observação: favor ignorar minha cara de pum na foto.

Nenhum comentário: