domingo, 29 de março de 2009

Ela voltou!

Depois de um insosso e demorado inverno, a boa e velha Fórmula 1 está de volta. Repleta de novidades, surpresas e, vejam só, um cenário de forças redimensionado. Confesso que estou um pouco enferrujado, pois faz um bom tempo que não escrevo (por pura falta de tempo, juro!) e não acompanhei a pré-temporada com o afinco dos últimos anos. Mas vamos aos pitacos, no ritmo marcante e inconfundível dos australianos do AC/DC, com o melhor da corrida de Melbourne deste último domingo:

* Foi lindo, lindo de ver o desempenho dos esbranquiçados carros da Brawn no GP da Austrália. Pode ser prematuro dizer, até porque não se sabe qual será o destino do campeonato diante do encontro da Corte de Apelações da FIA em duas semanas, mas acho que poderei contar aos meus netos a trajetória de Ross Brawn nesta nova aventura, que por enquanto, tem desfechos cinematográficos.

* Quem, em sã consciência, apostaria numa dobradinha do espólio da Honda, logo de cara, há um mês? Histórias que só o esporte é capaz de proporcionar.

* E Jenson Button teve uma atuação como há muito tempo não se via. Ou melhor, se formos considerar o resultado em si, nunca se viu, já que o britânico liderou uma corrida de ponta a ponta pela primeira vez em sua passagem pela F-1. Mas o fato é que Jenson parece ter recuperado a alegria de guiar. Muitos o criticaram na fase macabra da Honda, afinal, é sabido no paddock que desenvolver carros não é exatamente com ele. Acontece que, como afirmou Barrichello, nos seus bons dias Button é imbatível. E foi mesmo.

* Barrichello, este que após superar seu companheiro de equipe em boa parte do final de semana, acabou tendo muita sorte na corrida. Soube agir rápido após seu problema na saída, mas acabou ficando no meio de pelotão. Depois, safou-se por muito pouco do enrosco envolvendo vários carros na largada. Ao melhor estilo tanque de guerra, ainda deu um toque em Kimi Raikkonen e guiou por um bom tempo com a asa dianteira danificada. A segunda colocação caiu em seu colo, no finalzinho da prova, mas no fundo é merecida.

* Falemos, então, do entrevero entre Sebastian Vettel e Robert Kubica, já no cair do sol de Albert Park. Ambos tiveram um excelente rendimento no fim de semana, não só pelos seus carros, mas também pelo talento e arrojo que lhes é característico. Entretanto, o acidente que retirou os dois da corrida a três voltas da quadriculada é de uma infantilidade sem tamanho. Os dois erraram, ficou claro, mas penso que Kubica podia ter tido um pouco mais de cautela, visto que ele estava mais rápido e Vettel já não tinha pneu. Passar o alemão, naquelas condições, seria questão de tempo.

* E o Hamilton, rapaz? É claro que a sua terceira colocação é fruto, em grande parte, da sorte. Mas pra quem tinha um carro abaixo da média e largara no fundo do grid, o atual campeão mundial teve um bom desempenho. Foi premiado, ao fim da prova, por estar no lugar certo e na hora certa. Estes seis pontos podem fazer a diferença ao fim do campeonato.

* Em contrapartida, quem começa mal o certame é a Ferrari. Massa, após ter alguns indícios de que poderia chegar entre os cinco primeiros, abandonou com problemas técnicos. Raikkonen, vindo de uma temporada fraca em 2008, rodou sozinho e também deixou a prova.

* Novamente a Williams exibe um bom rendimento no começo do campeonato. Se neste ano a escuderia de Grove não passou de uma 6ª posição, com o badalado difusor e tudo, no ano passado o mesmo Nico Rosberg levou o FW30 ao pódio. Resta saber se a Williams será capaz de manter um ritmo bom e constante, algo que com o próprio alemão e com Kazuki Nakajima em seus cockpits não é tão simples de acontecer.

* E a Toro Rosso, quem diria? Com os abandonos de Vettel e Kubica e a punição imposta a Jarno Trulli, a escuderia de Faenza levou seus dois pilotos aos pontos. Não mostraram nada de encher os olhos, mas mantiveram uma atuação correta ao longo da corrida. Buemi, até certo ponto, me surpreendeu.

* Fernando Alonso teve uma exibição com características semelhantes às suas da primeira metade do campeonato passado. Com um carro longe do desejado, se mostrou combativo e guerreiro. Quanto a Nelsinho, só resta lamentar. Vinha mostrando, até abandonar a corrida, uma tocada mais consistente e podia pontuar. Alegou problemas no freio.

* Hora de falar da revigorada Force India. Apesar do papelão cometido por Giancarlo Fisichella nos boxes, quando simplesmente passou reto do local onde deveria parar, a equipe de Vijay Mallya mostrou uma ligeira evolução. Sutil, por uma posição, não alcançou a zona de pontuação, enquanto que o próprio Fisichella segurou Fernando Alonso e Timo Glock por um bom tempo.

* Albert Park, um Grande Prêmio que reserva, com grande freqüência, corridas confusas e imprevisíveis, não é o prognóstico ideal para saber se a F-1 voltará a ter corridas emocionantes e disputadas como antigamente. Mas o fato é que os responsáveis pelo novo pacote aerodinâmico estão de parabéns. Viu-se, em Melbourne, uma prova movimentada e com uma boa quantidade de ultrapassagens. E já é evidente, pelas câmeras onboard, que com o decréscimo de 30% da downforce dos carros, o competidor da frente não dá mais aquela ‘estilingada’ após a frenagem. Enfim, pelas primeiras impressões obtidas, parece que acertaram a mão. É uma grande notícia.

* E o mais curioso de tudo é que boa parte do paddock não faz a mínima ideia do que vai ser do Mundial de 2009. Alguém se arrisca a dar palpites? É, meus caros, a F-1 voltou a ser imprevisível.

* Pode-se dizer que vivemos um momento histórico na categoria? Acho que sim.

4 comentários:

Hugo Leonardo disse...

Acho que você se inspirou no jornalista da novela e arrumou uma(s) namorada(s), por isso deixou de postar...
Abração!

Ylan Marcel disse...

É, meu nobre. Grandes surpresas em 2009, principalmente na F1, coma Brawn a dominar a grelha! Abraços!

Arleth Dantas disse...

:)

Giba Escapes disse...

Oi André

A GIBA Escapes esta com a promoção "Desconto do Barulho" no ar, é muito fácil e você pode ganhar um Noise Changer praticamente de graça! Quem curte automobilismo não pode ficar fora dessa! Participe!

http://gibaescapes.blogspot.com/