segunda-feira, 26 de maio de 2008

Vitória justa nas 500 Milhas

Scott Dixon venceu, com justiça, a edição de 2008 da Indy 500 - numa prova longa e tumultuada, embora nem tão emocionante. O fato é que em Indianápolis o neozelandês mostrou novamente a soberania não só da Ganassi, mas também dele mesmo. Dan Wheldon, seu companheiro de equipe, não é um mal piloto, mas Dixon tornou-se o líder da equipe.

Acabou com o meu dia

Ao ver a cena de Kimi Raikkonen balançando incontrolavelmente após o túnel, previ o pior. E eis que, em questão de segundos, o finlandês acerta em cheio o carro de Adrian Sutil, 4º colocado em um caótico Grande Prêmio de Mônaco, ao volante da Force India. O que é bom sempre tem um final, já diria a música.

Sobrinho de peixe...

Bruno Senna pode não ser o mais constante dos pilotos da GP2, mas parece que ele amadureceu bastante em 2008. Exemplo disso foi sua vitória nas ruas de Monte Carlo. Lembrou Ayrton, em seus melhores dias.

E dá-lhe pneu estourado

Pela Charlotte 600, a corrida mais longa da temporada da Nascar, Kasey Kahne venceu, mas não sem a colaboração dos pneus Goodyear. Kurt Busch, Tony Stewart e Dale Earnhardt Jr tiveram seus compostos furados, e com isso, o triunfo caiu no colo de Kahne.

Seedorf who?

O AC Milan anunciou sua nova contratação para a próxima temporada, só que não especificamente para o departamento de futebol. Robert Doornbos, holandês com passagens pela Fórmula 1 e pela ChampCar foi o primeiro piloto a ser confirmado na SuperLeague, a fórmula dos clubes de futebol.

Genérico na cabeça

Agora falando de terras tupiniquins: pela Stock Car, quem distribui as cartas, atualmente, são os carros da Medley. Marcos Gomes lidera o campeonato, logo seguido por Ricardo Mauricio. Mas a minha torcida sempre foi para Valdeno Brito, meu ídolo de infância (qualquer dia explico o motivo).

Rali em terras londrinenses

A Mitsubishi Cup Sudeste passou por Londrina, pela 3ª etapa do campeonato, nos dias 16 e 17. Eu até queria ir, mas os horários não eram dos mais favoráveis. Enfim, mesmo sendo um torneio amador, ouço falar muito bem deste campeonato. Que seja dado os devidos parabéns à Mitsubishi, servindo de exemplo para algumas outras montadoras.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Passando a limpo

Com o início da fase européia, é hora de ver quem é quem na Fórmula 1. Uma breve avaliação dos principais protagonistas da atual temporada.

Kimi Raikkonen - tá aí o favorito. Atual campeão, o finlandês já tem o troféu em suas mãos. Kimi está adequadamente adaptado à Ferrari, além de possuir nove pontos de distância sobre os demais concorrentes. É só administrar friamente a vantagem e correr pro abraço.

Lewis Hamilton - depositei - fui afobado, admito - minhas fichas em Hamilton, imaginando que o inglês já teria condições de liderar uma equipe e faturar o campeonato de 2008. Mas a fase não é boa, nem de Lewis, nem da McLaren.

Robert Kubica - aliado ao belo momento da BMW, Kubica vêm realizando uma ótima temporada. Nosso singelo polonês, porém, não terá fôlego para peitar as Ferrari. Mas anotem aí: Kubica vencerá pela primeira vez na Fórmula 1 ainda neste ano.

Felipe Massa - ou vai ou racha. 2008 é o ano decisivo da carreira de Felipe. A partir das próximas corridas, veremos se ele amadureceu o suficiente para tornar-se um campeão mundial. A superioridade da Ferrari é evidente, e o único rival direto do brasileiro é seu próprio companheiro de equipe.

Exemplo

Antes de encerrar o expediente, gostaria de comentar sobre um evento interessante.

A prefeitura de Nova Esperança, 130 km de Londrina-PR, realiza anualmente uma corrida de kart nas ruas do município - a Copa Conti de Kart. A idéia é interessantíssima, e aliada à organização e divulgação, traz ótimos resultados.

“Foi um sucesso. Um evento bem gostoso, com público de 10 mil pessoas”, contou-me o Luizinho, meu parceiro de kart, que se aventurou por aquelas terras. “O circuito não é dos mais seguros, mas valeu a pena”.

Em 2009 eu tô lá!