quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Uma nova era


Na última sexta-feira, Indy Racing League e Champ Car World Series confirmaram uma fusão que há anos era aguardada por muita gente. Para o bem do automobilismo mundial, perceberam que a besteira feita em 1996, ao separar as categorias, trouxe mais prejuízo do que lucro. Não só financeiramente.

Embora a nova fusão seja uma boa notícia, ficou evidente que a parceria mais parece uma "compra". Porque no fundo a única mudança é que os carros da Champ Car (provavelmente nem todos) disputarão a Indy, agora usando chassis Dallara, motor Honda e pneus Firestone, além de apenas duas etapas oriundas da ex-CART integrarem o novo calendário - pelo menos neste ano.

Eu, sinceramente, confesso que preferia a CC em relação à IRL. Pelos carros, pelos pilotos, pelas pistas e por um estilo de gerenciamento interessante, buscando fãs não apenas na América. Só que o campeonato de Paul Newman e cia. andava muito enfraquecido. Poucos eram pilotos gabaritados, e o melhor deles, Sébastien Bourdais, acabou rumando para a F1. Sobraram apenas, de corredores um pouco acima da média, Robert Doornbos, Neel Jani, Will Power, Justin Wilson, Graham Rahal e Bruno Junqueira. Já no certame de Tony George, Dario Franchitti e Sam Hornish Jr. também puxaram seus banquinhos em busca de um campeonato melhor (Nascar), restando apenas alguns velozes gatos pingados.

Sejamos sinceros: a fusão, que agora originou a IndyCar Series, fortaleceu um campeonato, reuniu bons pilotos em um único certame, além de agradar fãs, patrocinadores e imprensa. Vai ser espetacular ver uma briga entre Tony Kanaan, Justin Wilson, Danica Patrick e Will Power buscando o vácuo em uma das curvas do oval de Milwaukee. Ou, que tal, uma batalha envolvendo Robert Doornbos, Scott Dixon, Marco Andretti e Graham Rahal na pista de Surfer's Paradise? Sem falar da rivalidade entre Penske, Chip Ganassi, Newman-Haas-Lanigan, Andretti-Green, Rocketsports...

E olha que estamos apenas no primeiro ano. O calendário ficou um pouco bagunçado, algumas escuderias estão um pouco confusas. É uma fase de nova experiências. Que trará muitas boas notícias para o mundo da velocidade.

Demorou um pouco, mas aconteceu, a parceria.

Antes tarde do que nunca.

Edwards triunfa em etapa dramática

Apenas para constar, já que eu gosto da Nascar: na segunda etapa do campeonato norte-americano de stock cars - disputada em Fontana -, quem se deu melhor foi o piloto Carl Edwards, da Roush Fenway Racing. A prova, que era para ser realizada no último sábado em período noturno, foi paralisada e encerrada apenas no domingo à tarde, em função da chuva. E, para surpresa de todos, Edwards, com seu Ford Fusion, superou a concorrência de Jimmie Johnson, Jeff Gordon e Kyle Bush para vencer a Auto Club 500. A próxima etapa da Nascar será disputada no próximo final de semana, em Las Vegas.

Nota triste

Morreu no domingo passado o australiano Ashley Cooper, vítima do automobilismo. Disputando a Clipsal 500, pela Fujitsu V8 SuperCars (categoria de suporte à tradicional competição australiana, a V8 SuperCars), Cooper escapou em uma das curvas do circuito de rua em Adelaide e chocou-se contra o muro a 200 km/h. O piloto australiano, rookie do ano na categoria em 2007, deixou mulher e dois filhos.

WTCC: primeira etapa é neste final de semana

Curitiba terá a honra da receber a etapa inaugural do WTCC, o Mundial de Carros de Turismo da FIA, neste próximo final de semana. É uma excelente dica para os moradores da capital paranaense.

E o que esperar para a temporada 2008 do campeonato? Uma BMW ainda fortalecida, uma Chevrolet sedenta por vitórias, uma SEAT pensando alto, uma Honda em formação e uma Alfa Romeo ausente. Em resumo é isso. Porque da participação da Lada eu não espero muita coisa.

Aventuras no Autódromo

Estréio hoje uma pequena série que publicarei sempre que eu puder comparecer ao meu simpático Autdódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. Hoje, contarei um pouco sobre a II 3 Horas de Londrina.

Apenas soube da realização da prova no sábado, quando fui para o kartódromo e ouvi o ronco de alguns motores lá de cima. Cheguei a ver um Gol passando, aproximando-se da Caixa d'Água. Confirmei o horário (foi uma luta para achá-lo, mas eu consegui). A segunda edição das 3 Horas de Londrina seria realizada no domingo, às 13:30 - um horário horrível, diga-se de se passagem.

Tem corrida? Pois é, tem corrida. Então vamos.

Chegando lá, deu tempo para dar uma olhadinha no no paddock, postar-me em meu lugar e esperar. Havia pouquíssima presença de humanos por metro quadrado, e isso, aliado ao fato de que a entrada era gratuita, me entristeceu.

No grid, 13 carros! Um protótipo, vindo de São Paulo, dois Gol, um Passat e o resto era Fusca. Todos bonitos, bem preparados. Mas eram poucos.

(Sem falar do Safety Car: um Kadett vinho-escuro!)

Obviamente, na largada, o protótipo disparou. Mas não durou muito. Ao final da terceira volta, seu motor morreu e ele foi levado até os boxes (acho que tentaram consertá-lo). E eu fiquei torcendo para o Passat, azul e amarelo, que inclusive largou bem.

Completaram-se algumas voltas e eu parti. Não podia ficar muito tempo. E, por sinal, não vi em nenhum lugar a quantas terminou a corrida (que é válida pelo Metropolitano de Londrina).

Acho que não preciso expor minha opinião. Vocês já devem ter entendido o que eu sinto.

YouTube da semana

A dica de hoje é de um tributo ao simpático Markus Winkelhock, aquele alemão que liderou o GP da Europa de Surf com uma Spyker no ano passado. São de pequenos momentos, como este, que o esporte tem seu charme.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Chegou a hora de Lewis

Não estranhem. A coluna abaixo era para ser publicada no dia 11/02. Como não sei se ela chegará a ser publicada no Papo de Bola, reproduzo-a aqui.

Lewis Carl Davidson Hamilton entrou na F-1 com pinta de bom moço. Mesmo sendo uma grande revelação, poucos imaginavam que ele faria tudo aquilo no ano passado.

Dizem que a última impressão é a que fica. Por isso, Lewis foi sacrificado por muita gente. Seus erros na reta final do campeonato, quando tinha a taça nas mãos, foram grotescos, é verdade. Mas vale lembrar que ele é apenas um estreante. Um estreante que ainda é uma (talentosa) promessa.

Em 2008, porém, Hamilton terá de provar novamente que pode ser um grande campeão. Mas a tarefa não será das mais simples.

Sem a experiência e a qualidade para acertar carros doadas pelo bicampeão Fernando Alonso, a McLaren perderá bastante. E Hamilton também, claro. Mesmo tendo aprendido (pouco) com o espanhol, Heikki Kovalainen, seu novo companheiro de equipe, tem quase a mesma inexperiência.

Chegou a hora de Lewis mostrar, novamente, porque veio ao principal campeonato automobilístico do planeta. Se a McLaren tiver um carro competente, Hamilton pode levantar o caneco, por que não?

E de quebra, calará a boca de muita gente. Principalmente de uma meia dúzia de espanhóis que foram ao circuito de Barcelona na última semana ‘celebrar o carnaval’.

O que a Red Bull faz com seus pupilos?

Uma nota curta, mas interessante: alguém reparou ultimamente os resultados de cada um dos pilotos apoiados pela Red Bull? Enrique Bernoldi, Patrick Friesacher, Narain Karthikeyan, Scott Speed, Vitantonio Liuzzi e Christian Klien. Nenhum deles conquistou números expressivos na F-1. Mas eram pra ter conquistado. E estão, todos eles, com poucas chances para retornar ao Mundial.

Além disso, a dupla da equipe para este ano é formada por David Coulthard e Mark Webber. Talvez a pior do grid. E que nunca teve algum relacionamento com o Red Bull Junior Team.

Resta saber se o RBJRT não queimará novamente os talentos que estão surgindo. Em seu programa, atualmente, há algumas grandes promessas, como Sebastian Vettel, Brendon Hartley, Mika Maki e Robert Wickens. Mas também possui alguns que já são considerados fracassados. Exemplos de Sébastien Buemi e Mikhail Aleshin.

A ver.

Show australiano

Sim, a etapa de Sydney da A1 Grand Prix foi disputada a mais de uma semana. Mas eu não poderia deixar de falar sobre as corridas. Sob forte chuva, França (Loic Duval) e África do Sul (Adrian Zaugg) levaram a Sprint e a Feature Race, respectivamente. Vale ressaltar também a bela participação de alguns pilotos que se destacaram no molhado. Entre eles, Robert Wickens (CAN), John Martin (AUS), Johnny Reid (NZL) e Sergio Jimenez (BRA).

Loeb´s who?

Foi um final de semana terrível para o francês Sébastien Loeb. Na Suécia, onde foi disputada a segunda etapa do Mundial de Rally, Loeb capotou seu Citroën C4 e teve o motor danificado, abandonando no segundo dia. Enquanto isso, a Ford dava as cartas na Escandinávia, com Jari-Matti Latvala. O finlandês não só superou seu companheiro de equipe, Mikko Hirvonen, como subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez. Com isso, Latvala tornou-se o mais jovem competidor a vencer uma etapa do WRC, com apenas 22 anos.

Destaque também para Gigi Galli, que começou a temporada de maneira arrasadora, e Petter Solberg, que, ao contrário de seu irmão, Henning, vem mostrando muita frieza.

Com o pé direito, por favor

Dale Earnhardt Jr. iniciou com vitória sua parceria com a Hendrick. Na primeira etapa de 2008 da Nascar, o filho do lendário Dale Earnhardt levou a Shootout Daytona, prova qualificatória para a tradicional Daytona 500 - a ser disputada no próximo dia 17. Completaram o pódio Tony Stewart, com um excelente resultado para a Toyota, e Jimmie Johnson, atual campeão do certame.

Pit Stop

* Antônio Hermann, promotor das Mil Milhas Brasil, divulgou oficialmente que a prova não mais fará parte do calendário da Le Mans Series. Mais informações serão divulgadas brevemente. Por enquanto, uma pena.

* Luciano do Valle afirma constantemente, e já saiu até uma notícia sobre isso no Amigos da Velocidade. Parece que a IndyCar Series tem grande chances de realizar, ainda neste ano, uma prova de rua em Recife. Interessante.

* O governo da província de Estíria, na Áustria, confirmou a rejeição do plano de reestruturar o circuito de A1 Ring, em Zeltweg. O autódromo, que já recebeu sete etapas da F-1, foi adquirido pelo todo-poderoso Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull. Desde então, o circuito iria passar por uma grande reforma, que não aconteceu, e está praticamente abandonado.

* Quer uma notícia bizarra? Gastón Mazzacane, aquele mesmo, disputará a temporada 2008 da F-Truck. O hermano, que já teve passagens mais que apagadas por Minardi e Prost na F-1, tem boa reputação na Argentina, tendo até um fã-clube com reuniões semanais em sua homenagem. A contratação de Mazzacane faz parte do plano de internacionalização da Truck.

Bem-vindos

Enfim, voltei. Boa tarde a todos.

Chegou a hora das saudações, das metas e da recepção deste blog.

Já que o Papo de Bola, site no qual eu escrevo, passa por alguns problemas (e eu não faço a menor idéia de qual será o futuro dele), aproveitei o embalo e inaugurei meu mais recente blog. Por enquanto só publicarei aqui a minha coluna Safety Car - quase semanalmente. Se a coisa engrenar e eu tiver disponibilidade, pretendo fazer mais atualizações, tornando-se um blog de verdade.

Acho que é isso. Não tenho muito a dizer. Apenas espero que gostem do meu modesto trabalho.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Primeiro contato

São 23:35, tenho que acordar às 6:30 e não consegui fazer algumas coisas que eu pretendia fazer ainda hoje.

Amanhã, prometo, faço uma melhor apresentação deste blog. E aí começo a postar.

No mais, muito obrigado.

E boa noite.

OBS: é muita cara de pau. Eu, louco para desligar essa máquina, ainda tenho que aturar os erros do servidor do Blogger...

Maldito Blogger!